quarta-feira, 11 de maio de 2011

Prefeito de Porto Belo é investigado por suspeita de uso indevido de veículo público

O processo de investigação deu-se início com representação junto ao Ministério Público e posterior abertura de inquérito civil, sob o número 06.2011.002756-8.

A representação tratou de questionar o suposto uso frota pública no município para fins indevidos, uma prática permeada pela política patrimonialista ainda muito presente na vida política da cidade. Esse patrimonialismo, se configura como a não separação entre o público e os interesses privados, onde o segundo se apropria do primeiro para favorecer-se particularmente.


Logo após a abertura do inquérito civil, um usuário do facebook e do twiter postou no dia 05 de maio uma notícia que retratava o uso indevido de bem público. A notícia se referia que naquele momento o usuário se encontrava em um bar da cidade assistindo um jogo de futebol, o prefeito da cidade fazia o mesmo, no entanto o carro oficial do poder executivo estava estacionado, naquele instante, defronte ao mesmo bar. Quem fazia o uso do veículo era o próprio prefeito. Minutos depois da postagem, e ao saber do post, o prefeito inicou um processo de ofensas de baixo calão ao usuário que denunciou nas redes sociais o uso indevido de um bem público, o uso indevido de carro oficial.