segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Reunião no MPF propõe Alternativa ao Segundo Acesso para Bombinhas

No dia 26 de agosto, na sede do Ministério Público Federal de Itajaí, realizou-se uma reunião para a Discussão do Segundo Acesso do Município de Bombinhas. A proposta inicial realizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina sofreu Ação Civil Pública, proposta pelo órgão do Ministério Público Federal de Itajaí, estando qualquer ato referente a mesma suspenso liminarmente.
A reunião foi organizada pelo Procurador da República, Dr. Roger Fabre, estando presentes representantes do Governo do Estado de Santa Catarina e da Empresa Prosul, que realizou estudos sobre a área, bem como membros da Associação Porto Ambiental, da Associação Comunitária do Bairro Perequê, da Associação de Moradores do Araçá e da RPPN Morro de Zimbros.
Após apresentações (fotos a seguir) ficou acertado entre os presentes, lavrado em ata, que serão realizados estudos sobre a possibilidade de o Segundo Acesso ao Município de Bombinhas passar por dentro do Município de Porto Belo, margeando os morros da Cidade, proposta esta realizada por várias organizações da Sociedade Civil e aprovada pelo Instituto Chico Mendes (ICM Bio) (Foto a seguir).
Esta proposta ressalva o menor impacto para a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e para o restante do Meio Ambiente. Outra proposta foi a de um túnel por debaixo dos Morros. No entanto, esta alternativa tem pouca viabilidade devido ao seu alto custo.
Outro fator interessante da alternativa proposta pelas Associações e Ongs é a valorização paisagística do Município de Porto Belo, já que o acesso deverá margear os morros da Cidade, totalmente com vista para o mar e para a Baía de Porto Belo.
Estado de Santa Catarina tem 15 dias para enviar uma resposta ao MPF sobre os novos estudos do traçado alternativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário