Com o título, “A Nova Ericeira”, Rogério Pinheiro Leal Nunes, Jornalista formado em 2008 pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), paulista natural de Guarujá (SP), residente há mais de 10 anos no Litoral de Santa Catarina, apresenta ao público uma obra sobre a história da primeira companhia de Pesca do Brasil, sobre o lugar que a sediou e sobre várias pessoas que participaram da colonização da região de Porto Belo.
O livro “A Nova Ericeira” foi publicado em novembro de 2009, pela Nova Letra Gráfica e Editora Ltda., de Blumenau e resgata parte da história de colonização da “Colônia de Nova Ericeira”.
Em sua introdução o autor expressa que sua “... intenção não foi escrever um livro histórico sobre a vida dos descendentes da Ericeira, mas sim oferecer uma visão humana. Não tinha a pretensão de produzir um livro didático. O objetivo foi contar a trajetória desses descendentes, pescadores na sua maioria, levando em conta seus sentimentos, maneira de vê o mundo, ideais, sonhos e frustrações. Os números, os dados estatísticos estão representados nas pessoas que de uma certa maneira contribuíram para o desenvolvimento da pesca no país.
O autor, ainda na introdução do livro, menciona que os pescadores que conversou “... tanto formal quanto informalmente tinha uma ligação com os imigrantes portugueses. Dois indícios foram levantados: o sobrenome igual das pessoas que vieram da Ericeira em 1818 e a origem dessas pessoas, Porto Belo.”
Trata-se de uma obra extremamente interessante, que permite a todos obter mais elementos para entender nossa realidade.
Contatos do autor: rogerio.ericeira@hotmail.com e (47) 88235334.
Nenhum comentário:
Postar um comentário